Equipa

A equipa do Converte:

Unidade de Bioenergia (UB)

A Unidade de Bioenergia (UB) do LNEG tem por missão realizar atividades de I&D&I, apoiar o tecido empresarial, e apoiar o desenvolvimento e aplicação das políticas públicas na área dos recursos endógenos renováveis, sobretudo no que se refere ao recurso Biomassa. A área geral de atuação da UB é:

Energia da Biomassa - em particular as fileiras de biomassa a considerar serão as agrícolas (resíduos e culturas energéticas), florestal (resíduos e culturas energéticas), resíduos agro-industriais, resíduos urbanos e aquática (inclui microalgas)

Atualmente a UB integra quatro áreas de I&D:

(1) Recurso Endógeno da Biomassa,
(2) Biocombustíveis e Bioprodutos,
(3) Microrganismos, Microalgas e Enzimas para a Bioeconomia e
(4) Sustentabilidade para a Bioenergia.

A experiência do grupo nas diferentes áreas de Biomassa, Bio- e Termoconversão para energia e Sustentabilidade garante a sua capacidade para o desenvolvimento do projeto CONVERTE.

A UB abriga a única Infraestrutura Nacional de Investigação para Biomassa e Bioenergia (BBRI) e integra o Laboratório de Biocombustíveis e Biomassa (LBB).

Equipa da UB no projeto CONVERTE:

Francisco Gírio, Coordenador da UB; Coordenador do CONVERTE; Coordenador da Atividade 5

Patrícia Moura, Gestora do CONVERTE; Coordenadora da Atividade 1

Cristina Oliveira, Coordenadora da Atividade 2

Alberto Reis, Coordenador da Atividade 3

Filomena Pinto, Coordenadora da Atividade 4

Ana Eusébio, Coordenadora da Atividade 6

Mariana Abreu, Bolseira do Projeto

Laboratório de Biocombustíveis e Biomassa (UB/LBB)

O Laboratório de Biocombustíveis e Biomassa (LBB) é um laboratório integrado no Sistema Português de Qualidade, de apoio à Sociedade e ao Estado, apetrechado com recursos humanos e técnicos para o desenvolvimento de metodologias de ensaios analíticos em Biocombustíveis, Combustíveis Sólidos e Líquidos, e dando cumprimento a diretivas europeias, regulamentos e legislação nacional.

Equipa da UB/LBB no projeto CONVERTE:

Maria Ascensão Trancoso, Coordenadora do LBB; Coordenadora da Caracterização de Amostras

Teresa Crujeira

Luís Ramalho  

Rita Sousa

 

Unidade de Energias Renováveis e Integração de Sistemas (UER)

A Unidade de Energias Renováveis e Integração de Sistemas de Energia (UER) do LNEG tem por missão realizar atividades de I&D&I, apoiar o tecido empresarial, e apoiar o desenvolvimento e aplicação das políticas públicas na área das energias renováveis, eficiência energética, armazenamento e integração de sistemas de energia.

Atualmente a UER integra cinco áreas de atuação de I&D: (1) Energia Solar, (2) Energia Eólica, (3) Energia no Ambiente Construído, (4) Integração de Sistemas de Energia; e (5) Materiais para a Energia.

A experiência da Unidade nas diferentes áreas-chave dos Sistemas Sustentáveis de Energia que integram as Energias Renováveis e Eficiência Energética garante a sua capacidade para o desenvolvimento do projeto CONVERTE. A UER integra as infraestruturas nacionais e europeias de I,D&D:

INIESC é a Infra-estrutura Nacional de Investigação para a Energia Solar de Concentração. Tem o seu foco na conversão térmica de energia solar a média/alta temperaturas e tem por objetivo o desenvolvimento de tecnologias e sistemas visando a dessalinização, energia térmica para processos industriais, a produção termoeléctrica e os combustíveis solares, com promoção de transferência de tecnologia para a indústria, permitindo assim uma abordagem holística ao processo de desenvolvimento de produto.

NZEB_LAB - Research Infrastructure on Integration of Solar Energy Systems in Buildings é uma infraestutura de investigação na área de energia, integrada no roteiro nacional das infraestuturas de investigação. Integra três nós localizados no Campus do Lumiar do LNEG: Edifício Solar XXI – NZEB living Lab, os Laboratórios de teste acreditados, Laboratório de Energia Solar (LES) e Laboratório de Materiais e Revestimentos (LMR).

WindScanner.PT - Infraestrutura de investigação com utilização da tecnologia de deteção remota WindScanner para medição do vento nas suas três componentes – u, v e w – com elevada precisão. Esta Infraestrutura constitui o nó nacional da infraestrutura europeia windScanner.EU. e pretende disponibilizar estes dados à comunidade científica, à indústria, ao setor empresarial e ao setor publico e de serviços, bem como estudos publicações daí decorrentes.

A UER integra ainda os laboratórios acreditados de Energia Solar (UER-LES) e de Materiais e Revestimentos (UER-LMR).

 

Equipa da UER no projeto CONVERTE:

Fazem parte da equipa da UER os investigadores que desenvolveram no LNEG a metodologia e manual de Valor Sustentável (VS), resultado de sinergias entre metodologias de Produção Mais Limpa e Análise de Valor/Análise Funcional. Esta metodologia foi testada em empresas de vários setores industriais bem como alvo de publicação num conjunto de artigos científicos/comunicações nacionais e estrangeiros ao longo dos últimos anos.

Jorge Alexandre, Coordenador para o Valor Sustentável

João Henriques

Justina Catarino

Unidade de Informação Geocientífica (UIG)

A UIG é uma unidade transversal do LNEG, cuja missão consiste em assegurar a estruturação, implementação e desenvolvimento dos SIG institucionais de apoio à gestão e disponibilização da informação espacial do LNEG. Os principais objetivos da UIG visam o tratamento, a gestão e a divulgação sistemática, da informação espacial institucional, nomeadamente da informação geológica do território nacional, emerso e imerso, e respetivos recursos, para apoio aos utilizadores institucionais internos e externos, à implementação de políticas do estado e à sociedade em geral. Tendo em conta que existem várias unidades no LNEG que produzem informação geográfica, a UIG assume um papel de coordenação no que diz respeito à disponibilização online da informação produzida por essas unidades, através do geoPortal.

 

Equipa da UIG no projeto CONVERTE:

António Gabriel Luís, Coordenador para as Bases de Dados

Pedro Patinha

Aurete Pereira