Notícias

Projeto CONVERTE inicia reuniões com SGRUs (atividade 1)

Com vista ao cumprimento de uma das tarefas do projeto CONVERTE (selecionar casos/áreas de estudo e amostragem da fração orgânica de RU provenientes de recolha indiferenciada e de recolha seletiva), elementos da equipa do LNEG iniciaram os contactos com os Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos existentes em Portugal continental. As primeiras reuniões já decorreram a 22 junho com a Ambisousa, em Lousada, a 23 de junho com a Resíduos do Nordeste, em Mirandela, e com a Braval, em Braga, cujos representantes se mostraram disponíveis e com interesse em colaborar nesta atividade do CONVERTE. A colaboração com a EGF, enquanto elo de ligação para as suas 11 empresas representadas, Algar, Amarsul, Ersuc, Resistrela, Resinorte, Resulima, Suldouro, Valnor, Valorlis, Valorminho e Valorsul, iniciou-se como uma reunião em Lisboa, a 30 de junho.

Participação no WASTES 2017 (CONVERTE - Atividade 6)

A bolseira Mariana da Corte Abreu participou na 4ª Conferência Internacional WASTES 2017, que decorreu no Porto, entre 25 e 26 de Setembro.

Com o objetivo de mostrar o Projeto CONVERTE, foi apresentado um trabalho sob a forma de poster, e um resumo foi publicado no Livro de Resumos da conferência.

 

Palestra “Projeto CONVERTE: Objetivos e Resultados já Obtidos”

27 de novembro de 2017, 11:00 – 12:00

Auditório Solar XXI, LNEG – Polo do Lumiar, Lisboa

Resumo

Nesta ação pretende-se apresentar o projeto “CONVERTE – Potencial biomássico para energia” (POSEUR – 01-1001-FC-000001), cofinanciado pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), através do Portugal 2020 e do Fundo de Coesão. Serão apresentadas as linhas principais e os objetivos do projeto, o seu enquadramento numa estratégia alargada de exploração de biomassa residual endógena, e os principais avanços já realizados.

Os trabalhos a desenvolver no âmbito do CONVERTE enquadram-se numa linha de investigação e desenvolvimento seguida pelo LNEG nos últimos anos, de produção de energia da biomassa e utilização de recursos endógenos, de acordo com critérios de sustentabilidade atuais definidos por Diretivas Europeias.

Destinatários

Investigadores, Técnicos, Bolseiros, Estagiários e público em geral.

Oradores: Patrícia Moura, Alberto Reis e Jorge Alexandre

Mais informações aqui

Inscrições:

A entrada é livre, sujeita a inscrição prévia e limitada à capacidade da sala.

Inscreva-se aqui

 

Social

Participação no Eco_Bio2018 (CONVERTE - Atividade 6)

O LNEG participou na Conferência Internacional Eco-Bio 2018, que decorreu em Dublin, na Irlanda, entre 04 e 07 de março.

No âmbito do Projeto CONVERTE, foi apresentado um trabalho sob a forma de poster, e um resumo foi publicado no Livro de Resumos da Conferência.

Joana Ortigueira, Luís Martins, Carla Silva, Patrícia Moura (2018) Improvement of food-waste dark fermentation by Clostridium enriched microbial consortia, Book of Proceedings of Eco-Bio 2018, 4-7 março 2018, Dublin, Irlanda.

Participação no Portugal Smart Cities Summit, GBW2018 (CONVERTE - Atividade 6)

Elementos do projeto CONVERTE representaram o LNEG durante o Green Business Week 2018, que decorreu no Centro de Congressos de Lisboa, entre 11 e 13 de abril.

Durante o evento, distribuiu-se uma brochura do projeto como forma de divulgação.

 

Bolsa de Investigação para Mestre

Concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI) para Mestre

 

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do Projeto CONVERTE – Potencial Biomássico para Energia (POSEUR-01-1001-FC-000001), financiado pelo programa POSEUR, no Laboratório Nacional de Energia e Geologia.

Área Científica:  Ciências Biológicas.

Requisitos de Admissão:  Mestrado nas áreas de Engenharia Química, Química tecnológica, Química Aplicada, Engenharia Biológica, Biotecnologia, ou áreas afins.

Fatores de Preferência:  Experiência na área cientifica da bolsa, preferencialmente em métodos de caracterização de amostras de biomassa, e com conhecimento em processos de fermentação e/ou conversão termoquímica de biomassa.

Plano de Trabalho. Pretende-se que o candidato venha a realizar trabalho de caracterização de amostras de resíduos urbanos, agroalimentares e agropecuários, assim como de lamas de ETAR, recolhidos em Portugal continental. Será também realizada subsequentemente uma avaliação laboratorial do potencial energético das amostras recolhidas e processadas segundo diferentes processos químicos, biológicos e termoquímicos.

 

Prazo de Candidatura: O concurso encontra-se aberto de 7 a 18 de maio de 2018.

Joana Ortigueira ganha Prémio Toste de Azevedo 2018

Joana Ortigueira, estudante do Programa Doutoral em Engenharia do Ambiente do Instituto Superior Técnico (IST), ganhou o 1º lugar no prémio Toste de Azevedo da Associação Portuguesa para o Hidrogénio (AP2H2).

O trabalho intitulado “FOREVAR, FOod Waste REduction and VAloRisation: Desperdício Alimentar para Hidrogénio” decorre na Unidade de Bioenergia do LNEG em parceria com o Instituto D. Luiz da FCUL, no âmbito do Projeto CONVERTE – Potencial Biomássico para a Energia.

O Prémio Toste de Azevedo 2018 foi criado pelo Projeto H2SE- Hidrogénio e Sustentabilidade Energética, com o apoio do SIAC com o objetivo de distinguir os melhores trabalhos académicos e de investigação desenvolvidos no âmbito de sistemas ou tecnologias relacionadas com a sustentabilidade energética, e focados no Hidrogénio como vetor energético, realizados em instituições do Sistema Técnico e Cientifico Nacional.

O Prémio será atribuído em sessão pública no âmbito das Jornadas do Hidrogénio, que se realizarão em Torres Vedras, entre 21 e 22 de fevereiro de 2019.

É com grande orgulho que o Projeto CONVERTE felicita a Joana Ortigueira pelo merecido Prémio!

CONVERTE esteve no EUBCE 2019

A EUBCE 2019 - 27th European Biomass Conference & Exhibition (http://www.eubce.com) decorreu entre 27 e 30 de maio, no Centro de Congressos de Lisboa.

Na Conferência, o Projeto CONVERTE foi apresentado em três trabalhos, sob a forma de uma comunicação oral e 2 posters. Além disso, foi parte integrante de um vídeo exibido pelo LNEG, que esteve representado no Pavilhão Nacional do espaço da Exibição, durante todos os dias da Conferência.

Os resumos dos trabalhos apresentados foram publicados no Livro de Resumos da Conferência:

Abreu, A. Reis, P. Moura, A. L. Fernando, G. Luís, L. Quental, P. Patinha, F. Gírio. 2019. CONVERTE Project Evaluation of the Potential of Energy Crops in Portugal, Abstracts of 27th European Biomass Conference & Exhibition, Lisbon, May 27-30. Book of Abstracts Summaries, p. 9. Comunicação oral

Ortigueira, M. Pacheco, C. Silva, F. Gírio, P. Moura. 2019. Endogenous Bio-Waste and By-Product Streams Valued as a Resource for Fermentative Hydrogen Production, Abstracts of 27th European Biomass Conference & Exhibition, Lisbon, May 27-30. Book of Abstracts Summaries, p. 41. Poster

M.A. Trancoso, T. Crujeira, R. Sousa, S. Calisto, J. Branco, A.C. Oliveira, P.C. Passarinho, M. Abreu, P. Moura, F. Gírio. 2019. Analytical Protocol for the Characterisation of Solid Organic Fractions: Contribution for the Biochemical and Thermochemical Potential Assessment of Biomass, Abstracts of 27th European Biomass Conference & Exhibition, Lisbon, May 27-30. Book of Abstracts Summaries, p. 620. Poster